top of page

BENDEGÓ
- Classificação: Siderito Octaedrito Grosso IC.
- Massa total
conhecida: 5360 kg.
- Ano: encontrado em 1784.
- Procedência: Monte Santo / BA.

O meteorito Bendegó é o maior meteorito já encontrado no Brasil (há controvérsias no que diz respeito ao meteorito Santa Catharina) e figura entre os 20 maiores do mundo.

 

Foi encontrado em 1784 no sertão da Bahia (próximo a cidade de Monte Santo e do riacho Bendegó) pelo garoto Domingos da Motta Botelho, que achou a pedra diferente das demais. Depois de muitas tentativas fracassadas de remoção, somente em 1888 (a pedido de Dom Pedro II) o meteorito chegou a sua "casa" definitiva, o Museu Nacional no Rio de Janeiro. 

 

Da porta de entrada do museu, o Bendegó foi testemunha dos tempos áureos, como a visita ilustre do físico Albert Einstein em 1925 e também da maior tragédia em 2018, quando foi um dos poucos artefatos do acervo a sobreviver intacto ao incêndio que destruiu o Museu Nacional. Este incrível meteorito que já era amado por milhares de brasileiros hoje é o fonte de esperança de que o Museu Nacional um dia voltará à ativa.  

Praticamente nenhum material no estado original (ferro) está disponível para colecionadores, com exceção de alguns fragmentos provenientes de trocas do Museu Nacional com outras entidades.

307-1.jpg

Massa principal na entrada do Museu Nacional (antes do incêndio).

Bendegó_1_b.jpg
Bendegó 3b.jpg
Bendegó 2b.jpg

Fatia do acervo (8.44, 79.84 e 100.73 g). 

logo novo2 PNG.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
bottom of page