top of page

BURITIZAL
- Classificação: Condrito Ordinário LL3.2.
- Massa total conhecida: 210 g.
- Ano: queda em 1967
- Procedência: Buritizal / SP.


Caiu no dia 14 de agosto de 1967 por volta das 3:40h, entre a região de Rio Claro e Buritizal, em São Paulo. Diversas pessoas relatam ter "ouvido uma forte explosão e uma luz intensa no céu, iluminando a área como se fosse dia".

 

O meteorito ganhou o nome provisório de Saulo Gomes em homenagem ao repórter que cobriu os fatos na época e que coletou as amostras que se tem conhecimento até hoje

Segundo seus relatos, deve ter sido uma chuva de meteoritos, atingindo diversas fazendas da região. Porém só descreve a existência de três amostras coletadas por ele “Na Fazenda Buritis, de propriedade do Sr. Almir Cancilieri, encontrei 3 pedaços de uma pedra escura, parecendo queimada pelo fogo, com medidas aproximadas entre 6 e 4 cms”.

 

​As amostras estão com a família do repórter (já falecido) até hoje. Apenas uma foi cedida para análise em 2009 onde a origem meteorítica foi comprovada e o meteorito ganhou o nome de Buritizal. A amostra cedida encontra-se no Museu Nacional e pouquíssimo material está disponível para colecionadores.

Existe grandes chances de diversas amostras desconhecidas no meio científico terem sido coletadas pelos moradores das redondezas nos dias que seguiram o evento.

As três amostras encontradas por Saulo Gomes. (Zanardo et al., 2011)

Buritizal b.jpg

Fragmento do acervo (0.62 g)

Zanardo, A., Navarro, G.R.B., Del Roveri, C., Morales, N., 2011. O meteorito condrítico Saulo Gomes. Geociências 30(2):195-205.

buritizal.jpg
logo novo2 PNG.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
bottom of page