top of page

PARANAIBA OU CACILANDIA
- Classificação: Condrito Ordinário L6.
- Massa total conhecida: 100 kg.
- Ano: queda em 1956.
- Procedência: Fazenda Cancan / MS.

 

Caiu no dia 03/06/1956 na Fazenda Cancan a aproximadamente 70 km de Paranaiba e a 20 km de Cacilandia, em Mato Grosso do Sul. Foi testemunhado por algumas pessoas que e segundo elas, "ao cair produziu um forte zumbido, destroçou parcialmente uma árvore de angico e penetrou 2 metros de solo, irradiando forte calor logo após a queda". O meteorito teria se fragmentado e os fragmentos ficaram espalhados ao redor do orifício perfurado pelo bloco maior. O peso total incluindo os fragmentos foi avaliado pelos moradores em aproximadamente 100 kg.

Uma amostra de 4 kg foi coletada com muita dificuldade pelo geógrafo Luiz Carlos Massuia, que a levou para a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP. Segundo ele, o pessoal da região tinha uma certa adoração mística pela pedra caída do céu, acreditando ter uma influência benéfica no controle das chuvas.

Existe uma pequena confusão na literatura (que segue ainda hoje) por conta dos nomes Paranaiba e Cacilandia. Amostras deste evento meteorítico se espalharam pelas duas cidades e geraram (erroneamente) a descrição de dois meteoritos distintos que, de acordo com estudos posteriores, tratam-se do mesmo meteorito e devem ser agrupados como um único.

Apesar da estimativa de 100 kg de amostras recuperadas, é um meteorito bem difícil de ser encontrado em museus e coleções privadas. Provavelmente boa parte deste material ainda esteja guardado com familiares de pessoas que presenciaram o evento, quem sabe esquecidos em alguma gaveta.

paranaiba.jpg

Amostra do Museu de Geociências -IGc/USP.

Parnaiba b.jpg

Fatia do acervo (2.01 g). 

logo novo2 PNG.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
bottom of page