top of page

PATOS DE MINAS [hexaedrito]
- Classificação: Siderito Hexaedrito IIAB.
- Massa total conhecida: 32 kg.
- Ano: encontrado em 1925.
- Procedência: Patos de Minas / MG.


Mais um meteorito com história confusa. A descrição original fala que uma amostra pesando 32 kg e medindo cerca de 30 x 21 x 12 cm foi vista cair e então coletada por um agricultor na Villa do Areado (MG). O mesmo teria enviado a amostra para o Instituto Tenológico de Belo Horizonte (ITBH), onde foi descrita e oficializada por Djalma Guimarães.

A questão é que uma amostra com descrições muito semelhantes e coletada na mesma região, teria sido analisada por Derby antes de 1880, sendo que a conclusão foi de não ser um meteorito por não ter estruturas de widmanstätten [hexaedritos não possuem esta estrutura].

Sendo assim é possível que por ter aspecto semelhante e por ser da mesma região, que o Patos de Minas após ter sido descredenciado por Derby teria sido semi-esquecido até ser apresentado novamente no ITBH como uma nova queda. A massa principal encontra-se no Museu Nacional.

patos hexa.jpg

Amostra intacta, antes dos cortes. (Guimarães, 1958)

Patos de Minas (hexa) b.jpg

Fatia do acervo (21.63 g). 

Guimarães, D., 1958. Meteorito do Córrego de Areado, Patos, Minas Gerais. Boletim da Sociedade Brasileira de Geologia 7(2):33-37.

logo novo2 PNG.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
bottom of page