top of page

SERRA PELADA
- Classificação: Acondrito Eucrito.
- Massa total conhecida: > 60 kg.
- Ano: queda em 2017.
- Procedência: Serra Pelada / PA.

No dia 29/06/2017 por volta das 10:35 h da manhã foi avistado um bólido na região do estado do Pará. Estrondos foram escutados em diversas cidades, incluindo Marabá, Eldorado dos Carajás e Parauapebas. As pessoas imaginaram que algum avião houvesse caído na região.

No pequeno vilarejo de Serra Pelada (famoso pela corrida do ouro das décadas de 80/90) alguns estudantes e o Sr. Manuel da Silva (da escola Rita Lima de Souza) ouviram uma série de 4 a 6 estouros e alguns minutos depois visualizaram uma rocha caindo na estrada de chão batido perto da escola. Um rastro de fumaça, além da poeira causada pelo impacto foram observados. A amostra quebrou quando se chocou no chão e foi coletada e repartida por moradores locais. Outra amostra com 5.4 kg foi vista cair a alguns metros de um eletricista que estava trabalhando. Esta amostra foi vendida pelo eletricista para um comprador anônimo. 

Marcílio Cardoso Rocha, um geólogo da região, foi contactado e fez as primeiras analises no material, enviando amostras para o Museu Nacional para classificação e estudo. 

Este meteorito gerou um verdadeiro fervor na região, semelhante ao que tinham vivido anos atrás na corrida do ouro. Diversas pessoas viajaram até o local para negociar amostras. Estima-se que mais de 60 kg foram coletados. 

serra pelada2.jpg

Uma das amostras recolhidas na região.

Serra Pelada 1b.jpg

Fragmento do acervo (16.55 g).

Serra pelada crosta b.jpg

Fragmento do acervo (5.14 g).

Serra Pelada 2b.jpg

Fragmento do acervo (17.59 g).

logo novo2 PNG.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
bottom of page